quarta-feira, 6 de novembro de 2013

O INGRESSO NA PRIMEIRA ESCOLA

Por: Sonia das Graças Oliveira Silva

Estamos novamente no final do ano. Muitas famílias estão preocupadas porque tem em casa uma criança pequena e pretender colocá-la em uma escolinha infantil, já no início do novo ano.
O ser humano está o tempo todo aprendendo. Nesse sentido é papel fundamental da família decidir, desde cedo, o quê sua criança precisa aprender e qual escola deverá frequentar.
            O ingresso na escola é um evento muito importante na vida de uma criança, pois é o primeiro passo rumo à independência em relação aos pais. Trata-se da preparação de um espaço próprio, que marcará sua trajetória para o futuro.
            Para os pais também se trata de um tempo decisivo, principalmente, se é o primeiro filho. É um momento de separação, tem-se a impressão de que aquele bebê cresceu e está se tornando menos dependente, e nós pais, não gostamos disso, pois queremos nossos “filhotes” sempre ao nosso redor.
Quando este novo espaço surge, vários sentimentos se entrelaçam em função da “separação” que acontece com a ida da criança para a instituição de Educação Infantil. Estes sentimentos evidenciam o desejo que a mãe tem de que a criança se adapte na escola ou não. Quando se menciona a questão de não querer que o filho fique na escola, não é um pensamento premeditado, e sim, um sentimento que foge ao controle dos pais.
Segundo Joana Maria Rodrigues Di Santo, Pedagoga, Psicopedagoga, Mestre em Educação, diretora do CRE e Consultora em Educação, alguns pais sentem-se culpados por colocarem os filhos muito cedo na escola. No entanto, nos dias de hoje, em que as famílias são cada vez menores, o que dificulta as relações das crianças com outras da mesma idade, o fato de muitas delas ingressarem na escola nos primeiros anos de vida pode representar um ganho, favorecendo o desenvolvimento infantil.
            Alguns cuidados são importantes para o ingresso da criança na primeira escolinha, pois é um ambiente novo, muitas pessoas estranhas, com outras regras diferentes a seguir. É necessário preparar a criança para sua entrada na escola. Levá-la para conhecer as instalações, mostrando tudo com entusiasmo, pode ser o primeiro passo.
            Quanto mais nervosos os pais parecerem, mais apavorada ficará a criança. Ela poderá entender que, se sua mãe está tão ansiosa, parecendo triste ao despedir-se dela é porque não deve ser muito bom ficar neste colégio. Daí para começar o choro é rapidinho. E, não raras as vezes, que choram as duas, a mãe e a criança.
            Por isso é tão importante os pais ficarem calmos e naturais, transmitindo, assim, essa calma e naturalidade para sua criança. A escola deve ser um lugar de prazer para seu filho e um ingresso tranquilo na vida escolar ajudará a criança a se relacionar com o novo ambiente e a enfrentar alguma dificuldade que porventura surgir.
Depende muito da habilidade e eficiência dos pais escolherem a escola adequada às expectativas da família, e, é claro, que vá agradar a pessoa mais interessada: a criança. Os pais deverão estar atentos às diversas propostas oferecidas na cidade. E são tantas! São muitas propagandas recebidas em casa ou veiculadas pelos meios de comunicação. Cada uma apregoando mais e mais maravilhas que sua criança irá vivenciar se estudar naquela escola!
Cuidar de uma criança em um contexto educativo demanda a integração de vários campos de conhecimentos e a cooperação de profissionais de diferentes áreas.
Muitos aspectos são importantes e devem ser considerados. Os pais entendem a escola infantil como um lugar somente para passar o tempo da criança, onde deixá-la por algumas horas ou acham bom que seu filho comece a conviver com outras crianças de sua idade? A proposta pedagógica é importante ou não? É preciso considerar quais os valores humanos e sociais que essa escola preconiza.
Alguns valores considerados importantes pela escola devem ser analisados pelos pais. Por exemplo: se a escola considera importante a participação dos pais e da comunidade na vida escolar.
            Essa escola respeita as diferenças individuais e culturais de cada um? Os professores trabalham em conjunto? Eles acreditam na capacidade e no desejo de aprender das crianças? A escola está empenhada na formação de seres humanos melhores e está ensinando valores compatíveis com essa formação?
            A escola entende que é necessário à criança brincar muito, visto que isso ajuda em seu desenvolvimento? Valoriza o tempo de brincadeiras, incentivando-as e ensinando a criança a brincar?
Essa escola respeita a idade da criança de 4 ou 5 anos, não a obrigando a se alfabetizar se não for de sua vontade? Isso poderá acontecer automaticamente desde que a criança participe por sua livre vontade de atividades voltadas para a alfabetização. 
            Na visita à escola deve-se observar tudo, perguntar tudo que tiver vontade, não levar dúvidas para casa, pois você entrará em pânico se houver dúvida. Perceber a forma de atendimento, observar algumas atividades, ver se há facilidade para estacionamento, ver como é a entrada e a saída de crianças, se existem porteiros ou pessoas responsáveis pela saída das crianças.
Outro ponto a ressaltar é quanto ao espaço físico. É primordial ter um espaço bom, tanto interno quanto externo, ao ar livre, de preferência, com áreas verdes.
É preciso haver muita limpeza, ordem, organização dos espaços. Os objetos escolares precisam ser do tamanho adequado às crianças. Play-grounds modernos, com brinquedos próprios para evitar que as crianças se machuquem. No caso de escadas, verificar se há o uso de material anti-derrapante. Cozinha em perfeitas condições de higiene, com funcionários preparados para este serviço.
Verificar tudo em relação à segurança da criança. Havendo tanque de areia, verificar se é coberto para não haver contaminação com fezes de animais e a troca e lavagem da areia periodicamente.
            Enfim, são muitos pontos, que podem fazer com você seja até considerado “chato” por algumas pessoas da escola, mas se isso acontecer, será um bom motivo para você perceber que essa escola não será boa para seu filho. Você deve estar sim, preocupado com o lugar onde seu filho passará grande parte do dia.
            Desse modo, as instituições de ensino infantil precisam favorecer um ambiente físico e social onde as crianças se sintam protegidas e acolhidas, e ao mesmo tempo seguras para se arriscar e vencer desafios. Quanto mais rico e desafiador for esse ambiente, mais ele lhes possibilitará a ampliação de conhecimentos acerca de si mesmos, dos outros e do meio em que vivem.
Aos pais, resta perceber se a escola, preocupada em fazer com que os alunos desenvolvam capacidades, ajusta sua maneira de ensinar e seleciona os conteúdos de modo a auxiliá-los a se adequarem às várias vivências a que são expostos em seu universo cultural; se ela considera as capacidades que os alunos já têm e as potencializa; se, se preocupa com aqueles alunos que encontram dificuldade no desenvolvimento das capacidades básicas.
Embora os indivíduos tenham a tendência, em função de sua natureza, a desenvolver capacidades de maneira heterogênea, é importante salientar que a escola tem como função potencializar o desenvolvimento de todas as capacidades, de modo a tornar o ensino mais humano, mais ético.