quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

VIDEO SOBRE O PROJETO "BERNARDO MASCARENHAS"

CLIQUE AQUI E VEJA O VIDEO SOBRE O PROJETO "BERNARDO MASCARENHAS, UM HOMEM, VÁRIAS HISTÓRIAS, DA CEDRO E CACHOEIRA ATÉ OS DIAS DE HOJE".

http://youtu.be/g9uRj-vlXp0

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

PROJETO BERNARDO MASCARENHAS, UM HOMEM, VÁRIAS HISTÓRIAS – DA CEDRO E CACHOEIRA ATÉ OS DIAS DE HOJE

N. 037/10
Apresentações do Projeto – dezembro de 2011
Dia 07 de dezembro de 2011
Local: CEM – Centro de Educação de Jovens e Adultos Dr. Geraldo Moutinho.
Horários das apresentações:
Tarde
14h30 – 3ª idade, dança, ingles, espanhol, desenho de moda.
15h30 – 5ªI e 6ª série
16h15 – 7ª e 8ª séries
Noite
19h – turmas da noite
Apresentação do projeto e bate-papo com os alunos sobre o processo de criação das histórias dando enfâse a história – A passagem secreta – cujos acontecimentos se passam no CEM.

Dia 08 de dezembro de 2011  
Local: Centro Cultural Bernardo Mascarenhas
Mesa redonda na videoteca do CCBM e exposição das histórias na galeria Arlindo Daibert
Horário: 19h30
A mesa redonda será direcionada para estudantes, professores,  arte-educadores e comunidade em geral. Visa apresentar o projeto e o desenvolvimento do processo criativo das histórias em quadrinhos assim como apresentar um debate sobre a nossa memória material e imaterial, preservação de bens artísticos e culturais e questões sociais da nossa cidade.
Após a mesa redonda iniciaremos a exposição das histórias em quadrinhos na galeria Arlindo Daibert.

APRESENTAÇÕES EXTRAS
Apresentação nas Escolas em que o ilustrador Leonardo Fortes de Paiva leciona:
ESCOLA MUNICIPAL MANUEL BANDEIRA
DIA 16, SEXTA-FEIRA, 9h30

ESCOLA MUNICIPAL SANTA CÂNDIDA
DIA 20, TERÇA-FEIRA, 9h30


PROJETO BERNARDO MASCARENHAS, UM HOMEM, VÁRIAS HISTÓRIAS –
 
DA CEDRO E CACHOEIRA ATÉ OS DIAS DE HOJE

Apresentação
A partir de levantamentos realizados no curso de Pós-Graduação em Arte, Cultura e Educação da UFJF, percebemos a necessidade de pesquisar a história de Juiz de Fora e salientar aspectos importantes para a apreciação e preservação do nosso patrimônio artístico e cultural.
Baseado nas oficinas de desenho artístico e quadrinhos que é realizada na Rede Pública de Ensino no CEM – Centro de Educação de Jovens e Adultos, que funciona exatamente aonde antigamente era um setor da Fábrica de Bernardo Mascarenhas, vimos a possibilidade de contarmos a História da Fábrica e do seu entorno, utilizando os recursos do desenho em quadrinhos.
A abordagem desses diversos aspectos relacionados à Juiz de Fora, será protagonizada pelo “Bernardinho” que fará um elo entre o passado e o presente, e representará a nossa luta pela educação, a informação, a sensibilização para a arte e a cultura. Enfim, uma lembrança viva de um homem que foi um pioneiro e que nos ajudará a provar que além de desenvolvermos boas ideias, temos que despertar em nossos jovens a vontade de adquirir o conhecimento da sua história e ser um cidadão participativo e consciente. Ajudando, portanto, na formação de alguns conceitos de cidadania, resgate da autoestima, valorização da história e preservação do patrimônio arquitetônico, artístico e cultural de Juiz de Fora.
O resultado desta produção em quadrinhos deverá gerar pranchas com desenhos em quadrinhos numa exposição realizada, preferencialmente, no próprio espaço da antiga fábrica, o CCBM. Os temas tratados nestas histórias servirão como base para a temática das mesas redondas que serão oferecidas durante os primeiros dias desta exposição a ser realizada em meados de 2011.

Dados da equipe:

Rose Mary Pinto Valverde de Carvalho - Proponente
Graduação: Desenho e Artes Plásticas – UFJF. Pós-graduação: Arte, Cultura e Educação – IAD – UFJF -2010.
Atuação: Profª. de Artes  no CEM – Centro de Educação de Jovens e Adultos – Curso de Teatro (2002 e 2003),  Desenho Artístico (desde 2002), Desenho em Quadrinhos (desde 2007) e Desenho de Moda (desde 2007). Artista Plástica, Decoradora  e Designer gráfico. Web designer – sites executados em Dreamweaver/Flash. Site: www.rosevalverde.art.br e blog: http://dicasdemudancas.blogspot.com
Experiência na área cultural: Coordenação e Produção Executiva do Show - 70 Anos Joãozinho da Percussão – Cine Theatro Central – 25 jun. 2009.
10ª Exposição Individual - “O que os olhos vêem... PAZ” – 30 anos de arte – período 15/12/2005 a 30/01/2006- Galeria Arlindo Daibert  - CCBM Centro Cultural Bernardo Mascarenhas Juiz de Fora – MG.
De1990 a 1994  - Chefe do Sub-setor de Artes Plásticas da FUNALFA - Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage - Juiz de Fora - MG. Membro do Conselho Curador da FUNALFA de 90 a 94. Membro do Conselho Diretor do Espaço Mascarenhas de 91 a 93.
2011- Eleita como representante de Artes Plásticas no CONCULT (Conselho Municipal de Cultura de Juiz de Fora, 2011/2013).

Sonia das Graças Oliveira Silva
Graduação: Ciências/Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras – Guaxupé – MG. Pós-graduação: Arte, Cultura e Educação – IAD – UFJF- 2010; Pós-graduação em Mídia e Deficiência – Faced/Facom-UFJF; Pós-graduação em Educação Infantil, Faced – UFJF. Cursos em pintura, informática e educação. 
Atuação: Faz digitações, correções e orientações em trabalhos acadêmicos.  Mais: Participação em bancas de Conclusão de Curso como orientadora e avaliadora – UFJF/Banca de Conclusão de Curso – CES Possui várias publicações em sites na área de Educação/Várias apresentações de trabalhos em eventos em Educação. Autora de capítulo no livro: Como obter educação através do ensino. Blog: http://soniaoliveirajf.blogspot.com

Alcione Bracher Capute
Graduação: Pedagogia - CES -1997; Pós-graduação em Arte Educação Infantil - UFJF - 2000; Pós-graduação em Arte, Cultura e Educação - IAD-UFJF- 2010. Frequentou cursos de arte e disciplinas isoladas no curso de Artes na UFJF. Profª. aposentada da Rede Municipal de JF, tendo atuado com projeto de arte/educação entre 2001 e 2008. Profª. da Faculdade Metodista Granbery, no curso de Pedagogia, nas disciplinas "Ação pedagógica na Educação Infantil" e "Arte I". Ministrou várias oficinas e atua como orientadora e avaliadora em bancas de monografia nesta instituição. Participou de inúmeros congressos de educação e arte/educação; Exposições individuais e coletivas em diversos espaços culturais de JF.

Sara Maria Manso Siqueira
Arteducadora, atriz, quadrinista e ilustradora - Natural do Rio de Janeiro. Formada em licenciatura e bacharelado em Educação Artística pela UFJF. Integrante do núcleo de produção e estudo de quadrinhos do IAD. Publica o fanzine "QI: Quadrinhos Independentes" de Juiz de Fora. Criadora da personagem Sara Joker, com tirinhas na internet, no blog http://sarajoker.blogspot.com.  Junto ao João Miranda montou a exposição "Do Início ao Meio". É atriz do grupo de teatro Criarte, escritora, desenhista. Pós-graduação em Psicanálise Subjetividade e Cultura pela UFJF. http://sarajoker.deviantart.com
João Luiz de Souza Miranda
Ilustração. Design. Fotografia. Quadrinhos -  Natural do Rio de Janeiro, é formado como bacharel e licenciado em Educação Artística na UFJF. Integrante do núcleo de produção e estudo de quadrinhos do IAD e publica no fanzine "QI: Quadrinhos Independentes" de Juiz de Fora. Junto a Sara Siqueira montou a exposição em quadrinhos: "Do início ao meio". Ilustrador, Fotógrafo, Designer e editor freelance. Sites: www.yami-jo.deviantart.com, www.photomiranda.deviantart.com, www.joaoluizsmi.daportifolio.comm.

Trecho da HISTÓRIA 1 

h1-p1impar-arte.jpg
http://www.bernardo-mascarenhas.blogspot.com/